
Embora, pessoalmente, não concorde com a designação de "Livro Infantil" escrevo assim por ser assim que o dia 2 de Abril está denominado.
É comemorado em mais de sessenta países e coincide com a data de nascimento do poeta e contista Hans Christian Andersen, nascido na Dinamarca em 1805.
Notabilizou-se pelos seus Contos de Fadas que encantaram e continuam a encantar, geração após geração.
Quem não se lembra do "Patinho Feio", da "Polegarzinha", "A Vendedora de Fósforos", "A Pequena Sereia"…
Para o "Menino Rogério" que instituiu o "Dia da Maior Flor do Mundo" deixo um excerto do meu último conto:"O Menino Que Não gostava de Ler"
II Capítulo
(...)
Ah! Ali está ele, dentro do livro, no meio de uma clareira, na floresta caído no chão. Vou acompanhá-lo, de longe, para que nenhum mal lhe aconteça.
O rapaz abriu os olhos, devagar, muito desconfiado e olhou em redor. Os raios de sol espreitavam por entre o verde brilhante das árvores, ouvia-se o canto dos passarinhos e a voz cristalina da água a correr.
O Daniel sentiu-se subitamente muito tranquilo, respirou fundo e começou a procurar os seus amiguinhos. Chamava em voz alta:
-Fada!... Fada!... Rapaz do boné verde!... Onde se meteram?
Apareceu um velho coelho cinzento com barbas brancas, apoiado numa bengala, à entrada de uma toca.
- Faz pouco barulho, rapaz. – Disse com voz rouca – Esses dois não estão aqui. Avança para outra página do livro, pode ser que os encontres lá.
- Mas como hei-de fazer para mudar de página? Parece-me perigoso - Desabafou o Daniel que nunca se tinha visto, assim, dentro de um livro.
(...)
Lídia Borges
14 comentários:
Fomentar a leitura é sempre bom. Eu tenho pena que a minha filhota não tenha hábitos de leitura, mesmo vendo toda a família a ler :) Espero que ainda venha a ter
Um beijo
BF
OH...!!! Conta mais, conta...
Beijo
Obrigado! Sinto-me lisongeado...
Apetecia-me continuar a leitura desse "O Menino Que Não gostava de Ler" embora, conhecendo-a como julgo conhecer, preveja que o Daniel tenha enfrentado o receio e se tenha metido, para tudo pronto, dentro do conto. Quem lê com gosto, acaba sempre por o fazer... Não é que eu agora dou comigo assumindo o pequeno personagem de "A Maior Flor do Mundo"?
Como é bom mergulhar nos contos de infância e rejuvenescer a criança que há em cada um de nós. Sonhar e sonhar. Obrigada. Beijinhos ;)
Livro...
Livros...
Sorriso:)
Os livros escritos para os corações infantis me encantam até hoje... eu os leio, como leio os ditos para adultos.
Um beijo imenso, poetisa.
Pois é amiga Lidia. É na infancia que o indivíduo toma gosto pela leitura; isto acontecia, sobretudo, num passado um pouco distante, no tempo que não havia tv, game, computador...
Um grande abraço.
.
.
. são os livros que nos escolhem . logo . até durante a infância somos escolhidos pela força enfática de um título . pela imagem colorida de uma capa . até por uma reminiscência . ainda que recente . e breve .
.
. são sempre actual.íssimos para os adultos os livros escritos "a pensar" nas crianças . porque deles é o reino dos sentimentos e dos valores . em estado líquido .
.
. um bom.domingo .
.
.
Lembro-me muito bem desses contos; sempre fomentaram o gosto pela leitura cá em casa e continuamos a tropeçar em livros, diferentes, mas os da infância estão guardados...
Fiquei curiosa em saber como é que o Daniel vai mudar de página...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta
ANDERSEN é, ainda hoje, um exemplo de contista para a infância. Depois, vieram modernices para iludir e as crianças ficam sem saber distinguir o bem do mal, o são do ruim...
Beijinho
João
Agora me deu uma saudade imensa dos tempos que eu me perdia nessas leituras, bem lá na minha meninice...
Lídia
E será assim, talvez, que a criança, qualquer uma, se sinta ao crescer. Curiosa por encontrar o que procura, mas receosa em simultâneo, por precisar de virar a página uma e outra vez, incessantemente, até descobrir toda a sua história, como se de um livro se tratasse.
E não é de um livro que se trata?
E não seremos nós eternas crianças, muito embora nos tenhamos esquecido disso ou desistido de crescer?
Hans Christian Andersen sabia quão profunda pode ser a mensagem contida num Conto para crianças, grandes e pequenas, ao ler o excerto do teu Conto, verifico sem surpresa, que tu também.
Obrigada!
Um beijinho
LÍdia Querida
Tem um miminho no meu cantinho.
Beijinho
A julgar pelo excerto, o teu conto deve ser muito bom.
Beijo.
Enviar um comentário