Esposende é uma terra bafejada pelos deuses. É toda feita de azul, de água e luz. O rio, o mar, o céu e sobretudo uma claridade brilhante que contagia e embriaga. Ontem, porém, foram outros os encantos que não os paisagísticos a reclamarem a minha presença.
Era o dia da apresentação do primeiro livro de poesia da Maria João, minha querida amiga (com que prazer o digo!...) do “Pequenos Detalhes” .
Chama-se “Do outro lado do espelho” e reflecte uma poesia envolvente que, na minha opinião, se particulariza pelo brilho com que a autora traduz os seus silêncios, numa desocultação das coisas e do mundo, feita a partir da enorme sensibilidade e da transparência de um olhar sempre atento.
Foi um momento muito especial. Aliás, a sensação de bem-estar acompanha-me ainda hoje embora, como já confessei à autora, escondida atrás da minha natural timidez, tenha perdido a oportunidade de lhe dizer do meu real carinho, da minha imensa admiração.
Foi também uma agradável surpresa o encontro com a escritora Mel de Carvalho a quem coube a nobre tarefa de apresentar o livro. (De forma brilhante como era esperado). A imediata empatia que se instalou entre nós, pedia conversa mais longa. Fica em espera…
Resta-me desejar à Maria João que o livro agora nascido receba o reconhecimento que merece, indubitavelmente, e que outros como este lhe vão acontecendo vida fora.
Lídia Borges
21 comentários:
Sucesso para a sua amiga.
Beijo.
Um texto carregado de amizade e carinho.
Parece-me que se pudesse faria aqui uma banca para vender muitos livros e encantar todos quantos ainda não o puderam ler.
"Chama-se “Do outro lado do espelho” e reflecte uma poesia envolvente que, na minha opinião, se particulariza pelo brilho com que a autora traduz os seus silêncios, numa desocultação das coisas e do mundo, feita a partir da enorme sensibilidade e da transparência de um olhar sempre atento."
Vou ter que ler
Perdi a oportunidade
de dar à Maaria João um abraço amigo
e, também, de privar com a Mel e contigo
Haverá, talvez,
uma próxima vez...
Olá Lídia,
Perdi a oprtunidade que pensei que ia ter de te conhecer neste dia, pois sabia que estarias presente, mas penso que poderão haver outras, uma vez que só há pouco tempo me apercebi que te localizas a norte. A Maria João já conheço, mas infelizmente por deveres familiares é a segunda vez que falto ao lançamento do seu livro, no entanto ela sabe que logo que possa passarei por Esposende para o colher, até porque é por lá que reside o meu filho.
Tenho a certeza que foi um belo encontro e a Maria João está explêndida e sereníssima nesta fotografia. Se és tu que estás com ela, fico contente por te conhecer, ainda que num meio perfil, :))
Beijos para as duas poetisas.
Branca
Daqui fui ao espaço da Maria João e voltei só para te dizer que afinal já não é só o perfil que conheço e gostei de te ver.
Fico à espera de uma oportunidade de um real encontro.
Beijos
Branca
♥*♥*♥**♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥* Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias.
Cora Coralina
* Que delicia essa comunhão, abraços a Maria João e sucessos em tudo as duas. Beijos.
♥*♥*♥**♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥*♥
LÍdia querida
Parabéns à Maria João, e à Lídia pelo carinho que demostra por ela, deixo aqui os meus sinceros votos para que a Maria João tenha o maior sucesso com o seu livro.
Beijinho
a Maria João,
a Maria João entende de timidez, Lídia
um beijo
manuela
Muito sucesso!
É bm estar rodeado de amigos nestes dias especiais!
Bjs dos Alpes
Lídia
Tão singulares são alguns momentos na nossa vida, que nos faltam as palavras para dizer o que só se sabe sentir, mais nada.
Haverá algo mais sublime ou propósito maior, que o de conseguir, através do que somos e do que partilhamos, acrescentar algo de bom à vida de alguém?
Obrigada pela tua presença, pela generosidade com que me lês e admiras o que escrevo. Eu, que sou, também, tua eterna aprendiz.
Obrigada por este gesto.
Quanto à tua timidez;
"
Creio no silêncio
na suavidade dos gestos,
na ternura das palavras não ditas (...)"
Um enorme beijinho de carinho e gratidão
Parabéns! Um abraço, Yayá.
Permite que me solidarize com o evento e com a sua amiga?
Então as minhas homenagens.
Beijinho
João
Lidia, porque, sendo apelidada por vezes de "prolixa", sou parca de dizeres em situações como esta, fica aqui o meu ENORME agradecimento por nos ter dado, à João e por acréscimo a mim própria, o prazer de a conhecermos além da luminosidade de um girassol. E quão luminosa se revelou, Lídia. Obrigada.
Fica também a vontade de a aplaudir de pé, breve, breve.
Um beijo e o meu carinho
Mel
Que tenha muito sucesso a obra, já tão bem recomendada por quem muito entende do assunto.
Um bom livro merece sempre ser lido por quem o saiba apreciar.
abraços!
Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem,
os amigos devem ser amigos para sempre,
mesmo que não tenham nada em comum,
somente compartilhar as mesmas recordações,
pois boas lembranças são marcante,
e o que é marcante nunca se esquece! Uma grande amizade
mesmo com o passar do tempo é cultivada assim!
Vinicius De Moraes
Uma feliz semana aceite com carinho
minha mensagem.
Deus esteja sempre presente na
vida de todos nós beijos no coração,Evanir.
Lídia,
Gosto muito da poesia da Maria João, ainda bem que nos deixa o seu belo testemunho.
Beijo :)
Mais um livro a marcar na minha agenda...
Todas as outras obras apontadas por ti aqui, têm sido uma dádiva dos deuses... Esta, tambem o será tenho a certeza...
Com timidez ou sem ela, que belo testemunho aqui nos deixaste, testemunho de carinho, amizade e admiração, a mostrar a tua alma grande!
beijo
Graça
Lidia,
As tuas palavras deixam-me um sentimento de imensa alegria porque a Maria João é alguém que merece o reconhecimento do seu grande talento, mas, por outro lado, fica-me uma grande mágoa por não poder ter estado presente. Quis o destino que, exactamente à mesma hora estava a apresentar o meu livro no Porto! Certamente vão haver outras oportunidades.
Um abraço,
AL
Desejo o maior sucesso para a Mª João.
Bjs
bonita esta amizade que se espraia em ondas de carinho..
Sucesso para a Maria João.
brisas doces para as duas***
A Maria João, para além de um ser humano fantastico, é uma poetiza excelente, que tem um estilo muito particular, a escolha criteriosa das suas palavras, fazem com que a sua escrita seja única, sem desprimor para ninguém. Parabens e que este livro o seja o primeiro de muitos.
Parabens também para si amiga Lídia
Fique bem
Enviar um comentário